sábado, 12 de abril de 2008

Artigo de opinão - Municipalização da Sabesp (trabalho de escola nota: 8,0 Sarrion 2006)

Infelismente estão querendo acabar com a saúde do povo municpalizando a Sabesp. A água é um bem natural que deve ser cuidado pelo governo que tem dinheiro (no caso o governo estadual), por isso naturalmente não deixaria que ocorressem surto de doenças ou até mesmo epidemias.. Municiaplizar em muitos casos não deu certo como em Paranaguá, no estado do Paraná, a prefeitura rompeu o contrato com a estatal paranaense e privatizou apenas parte da cidade (a área nobre) e a prefeitura ficou com a preiferia da cidade, porém a prefeitura não soube tratar a água e surgiram surtos de cóleras, que se alastraram por toda cidade atigindo a área dos "ricos" que era controlada pela empresa privada, por este motivo eu e muitos de nós ficamos com medo de municipalizar a Sabesp porque podem ocorrer casos como este que citei agora e a "coisa" ficar incontrolável. Por outro lado tem os prós.
Um exemplo que deu certo foi em Penápolis e Rancharia ambas situadas no estado de São Paulo onde o sistema foi municipalizado e passou a ser DAE, o preço da água abaixou e a taxa de esgoto passou a ser "justa" e nunca precisou faltar água ou racionar água nestas cidades.
Na nossa região existem municípios muito pequenos que não conseguem pagar a sua própria conta de água sozinho, por isso quem acaba pagando a conta é Prudente, pois, é o maior municipio da região oeste de São Paulo e se municipalizar aqui esses municipios não vão ter condições de pagar a Sabesp e terão que cuidar da sua própria água com isso aumentando ainda mais os gastos do municipio e além do que terão que gastar com processos de adução, captação e tratamento de água.
Para concluir, devemos deixar como está (apenas mudando os anos de contrato e a taxa cobrada), pois está bom ninguém anda reclamando da água nós apenas reclamamos do preço cobrado pela Sabesp e se está bom pra que mudar? para que os municipios gastem mais e embolsem um pouco também e acabem como conseqüencia falidos sem dinheiro algum?
Então pensem nisso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho a mesma opnião